20 de jan. de 2011

Cárie? To passando longe!


Eu como toda criança devo ter ouvido anos a fio a famosa frase imperativa: Liz, vá escovar os dentes! É fato...nós também implicaremos com nossos filhos para que cuidem de seus dentes, é nossa obrigação!

Mas para você que acha que os cuidados com a boca de seu filho só se inicia com o aparecimento dos primeiros dentinhos está absolutamente enganada.

Minha primeira informação a este respeito foi com minha odontóloga. EI, VOCÊ TAMBÉM PRECISA CUIDAR DE SEUS DENTES BUXUDA! No meu 2º trimestre procurei a dentista para verificar a saúde da minha boca, estava tudo ok - blz, confesso que não gosto de ir ao dentista. Silênico, ninguém comenta. Ao terminar todos os procedimentos a Dra. passou a me explicar quais os cuidados que terei de ter com Letícia. Ai vão as dicas para vocês:


  1. Após cada mamada, com o uso de gaze ou toalha separada exclusivamente para tal limpeza, umedecida em água morna limpe toda a boca do bebê, língua, gengivas e céu da boca - delicadamente para não machucar -, isto evitará a proliferação de bactérias e os "sapinhos";
  2. Quando surgir o 1º dente deverá passar a usar a "dedeira" e levar o baby para o odontólogo;
  3. Não use creme dental com flúor, o excesso de flúor pode gerar manchas brancas nos dentes. Flúor só após os 12 meses;
  4.  Nunca mele a chupeta ou o bico da mamadeira com açúcar ou melaços e não é necessário adoçar os líquidos oferecidos ao bebê.
Faça do momento da escovação algo divertido assim como as idas ao dentista, desta forma você irá construir  um hábito saudável na sua casa e não terá problemas com as cáries.

Uma boa informação que li há alguns dias foi: Se seu bebê mamou ainda dormindo não vá acordá-lo para fazer a limpeza da boca, assim que ele despertar você a fará com sucesso, pois as cáries só começam a surgir após 12hr, o mesmo deve ser feito com as crianças que tomam mamadeira, espere que ela acorde e assim acompanhe-a a limpeza e escovação.

Eu tomei meus cuidados, claro que tive alguns deslizes, inclusive quando criança, mas minha primeira cárie foi aos 12 anos e até hj, com quase 26, não tive mais nenhuma sequer.

Cuide de seus dentes, cuide dos dentes de seu filho e divirtam-se!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá também gostar de: